Título do Capítulo aqui

Título do Capítulo aqui

INTRODUÇÃO

Leitura do capítulo

Muitos anos decorreram desde o surgimento do Movimento de Re- forma no início da Primeira Guerra Mundial e a atualidade. E não é fácil tarefa escrever a história de um movimento quando quase todos os seus pioneiros já desceram à sepultura. Na realidade, sobrevive- ram bem poucos até nossos dias para fornecer-nos detalhes sobre o início e primeiras experiências deste predito reavivamento e reforma. Na busca de informações, consultamos muitos irmãos que, acre- ditávamos, tinham a possibilidade de ajudar-nos, e aproveitamos o ensejo para agradecer-lhes a valiosa contribuição. Por meio de seu apoio pudemos reunir bom número de fotos antigas, livretos, revis- tas, cartas, relatórios, etc., contendo os fatos essenciais de nossa histó- ria como movimento. Nosso passo seguinte foi selecionar as informa- ções mais úteis, classificá-las e reuni-las em ordem lógica e cronológica. Em nosso esforço para compilar dados a fim de escrever este livro, demos ênfase especial aos nossos mártires. A história do Mo- vimento de Reforma é uma história de perseguição e sofrimento, prisões e torturas e, não raro, também mortes cruéis. Nos países sob restrição, onde não havia liberdade religiosa, nossos fiéis irmãos preferiram sofrer e mesmo morrer a renunciar sua fé ou sacrificar princípios e agir contrariamente à sua consciência.

Grande parte das informações sobre nossos mártires da Alemanha e da Polônia durante a Segunda Guerra Mundial foi obtida do livro And Follow Their Faith, de Hans Fleschutz, a quem devemos palavras de agradecimento por sua compilação. Quanto aos que so- freram por amor à verdade em outros países, recebemos relatórios escritos e orais de diversos irmãos a quem somos igualmente gratos. Além destas fontes, consultamos também muito material anti- reformista antes de darmos feição definitiva aos fatos históricos que compõem o conteúdo deste livro. Lemos e relemos pacientemente grande número de artigos, folhetos e livros com relatos deturpados acerca do cisma entre os dois grupos adventistas. Só depois de ter- mos obtido um panorama equilibrado dos acontecimentos é que começamos a trabalhar organizando os dados factuais referentes à origem e ao desenvolvimento do Movimento de Reforma.

Conquanto tenhamos de registrar também eventos desagradá- veis, a fim de escrever uma história verdadeira, não queremos com isso melindrar os sentimentos de nossos irmãos adventistas, ou de quaisquer grupos ou indivíduos que tiveram desentendimentos co- nosco. Amamos a todos e, em espírito, somos um com os que per- manecem ao lado da verdade como ela é em Jesus e, quem sabe, estejam suspirando e gemendo (Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 336). Embora tenhamos incluído muitas informações neste livro, o leitor reconhecerá a necessidade de dados adicionais para que nosso povo tenha uma narrativa abrangente dos fatos.

Neste livro, onde certos detalhes são ainda objeto de maiores pesquisas e confirmações, especialmente questões relativas a datas e nomes de lugares e pessoas, colocamos pontos de interrogação. No capítulo “Conferência Internacional em Würzburg (1921)”, coloca- mos pontos de interrogação onde as palavras nas velhas e danifica- das revistas não eram bem legíveis.

O leitor notará que incluímos nas páginas desta obra nomes de pes- soas, mesmo de pioneiros e líderes, que não permaneceram no Movimen- to. Alguns tornaram-se posteriormente nossos acérrimos inimigos. Mes- mo assim pudemos aprender deles alguma coisa durante o tempo em que estiveram entre nós. Sua experiência também é parte de nossa história.

Alguém disse que a história do Movimento de Reforma é uma história de lutas e vitórias. Portanto, a seguinte descrição da irmã White aplica-se não somente à experiência da Igreja Adventista em seus pri- mórdios, mas também à nossa experiência como Movimento:

“Satanás mantém sob seu controle muitos dos que passam por amigos da verdade e, por meio deles, opera contra o progresso des- ta. Emprega-os para semear o joio entre o povo de Deus. Assim, quando menos se suspeitava de perigo, grandes males existiam en- tre nós. Contudo, enquanto Satanás estava operando com todo en- gano de injustiça naqueles que perecem, leais defensores da verda- de lutavam contra a maré da oposição e mantinham a Palavra incontaminada em meio a um dilúvio de heresias. Embora a igreja tenha por vezes sido enfraquecida devido aos múltiplos desânimos e por causa dos elementos rebeldes que teve de enfrentar, a verdade de Deus tem brilhado cada vez mais após cada conflito. As energias do povo de Deus não foram exauridas. O poder de Sua graça tem estimulado, reanimado e enobrecido os constantes e leais. ...

“Até que Cristo apareça nas nuvens do céu com poder e grande glória, os homens se perverterão espiritualmente e se desviarão da verdade para as fábulas. A igreja ainda há de passar por tempos trabalhosos.” —Testimonies, vol. 4, pág. 594.

Recursos disponíveis

Voltar ao livro

Voltar ao livro

Retorne para a seleção de capítulos ou navegue por outros livros bíblicos.

Retorne para a seleção de capítulos ou navegue por outros livros bíblicos.

Retorne para a seleção de capítulos ou navegue por outros livros bíblicos.

Voltar ao Livro

Capítulos

Anterior

Próximo

Copiar texto

Compartilhar

Facebook

WhatsApp

Twitter

Comentários

Ver todos

Adicionar

Ajuda

Conectando fé e conhecimento

em cada página.

© 2025. All rights reserved. Cibalde Estudio

@somostodosconectados

Conectando fé e conhecimento

em cada página.

© 2025. All rights reserved. Cibalde Estudio

@somostodosconectados

Conectando fé e conhecimento

em cada página.

© 2025. All rights reserved. Cibalde Estudio

@somostodosconectados