Título do Capítulo aqui

Título do Capítulo aqui

PREFÁCIO

Leitura do capítulo

Este livro tem o propósito de oferecer aos nossos irmãos melhor co- nhecimento da história de nossa igreja desde os seus primórdios e habilitá-los a responder satisfatoriamente às freqüentes perguntas que nossos irmãos adventistas nos fazem, tais como: onde, quando, como e por que a Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma veio à existência.

É possível que o leitor já tenha lido ou ouvido falar algo sobre, ou o que é mais provável, algo contra o Movimento de Reforma. Pode-se dizer hoje acerca deste movimento aquilo que foi dito nos dias dos apóstolos a respeito do cristianismo: “... Quanto à seita a que pertences, sabemos todos que, por toda parte, encontra oposi- ção” (Atos 18:22 u.p., Nova Bíblia dos Capuchinhos — Difusora Bí- blica, Lisboa, 1998). Mas isso não basta. Ninguém pode ter verda- deiro conhecimento dos fatos a menos que escute ambos os lados da questão. Quanto pode alguém hoje saber acerca de Ellen G. White e dos pioneiros do Movimento Adventista ou mesmo do adventismo do sétimo dia em geral, caso dê ouvidos apenas aos dominguistas preconceituosos? Quanto pode um católico saber sobre Lutero e a Reforma Protestante, se tiver escutado apenas os sacerdotes romanistas? E quanto pode um piedoso judeu saber sobre Cristo e o cristianismo se der ouvidos apenas a Anás e Caifás? Somente quan- do ouvimos ambos os lados e pesamos todas as evidências, é que podemos ter um quadro equilibrado.

A existência do Movimento de Reforma não pode ser claramen- te compreendida a menos que o assunto seja estudado de três pon- tos de vista: profecia, doutrina e história.


  1. Profecia — Diz porventura a profecia: (a) que a denominação Adventista do Sétimo Dia continuaria como igreja vitoriosa até o fim? e (b) que não há lugar para um fiel remanescente adventista separado da organização oficial? Se a resposta é sim, então não de- vemos perder nosso tempo neste Movimento de Reforma. Mas se a resposta é não (Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 64-66), então deve-

(5)

6 Prefácio


mos examinar o quadro profético a fim de achar nele o Movimento de Reforma. Para maiores informações sobre este ponto, recomen- damos ao leitor nosso livreto O Adventismo e a Reforma Profetizada.


  1. Doutrina — Longe de pretendermos haver recebido nova luz, cremos que é nosso sagrado dever defender os ensinos e princípios revelados à irmã Ellen G. White e aos pioneiros do Movimento Ad- ventista. É exatamente por causa disso que temos tido graves desinteligências com a liderança da denominação ASD nos seguin- tes pontos: concessões ao Estado (principalmente em países sob res- trição); serviço militar (principalmente em tempo de guerra); des- cuido na observância do Sábado; associação em concílios ecumênicos e outros passos nessa direção; união com o mundo (métodos mun- danos na maneira de administrar as instituições, participação na política, filiação a sindicatos, excessiva tolerância para com as mo- das mundanas etc.); atitude controversa para com o Espírito de Pro- fecia (cremos que os escritos de E. G. White são inspirados); divórcio e novo casamento mesmo para a parte culpada; negligência na re- forma da saúde (que correção aplica a igreja aos que desconsideram os princípios da reforma da saúde?); falta de disciplina corretiva na igreja (até que ponto deve a igreja tolerar pecadores declarados como membros?); novos pontos doutrinários (alguns dos quais entram em choque com o adventismo histórico e causam acirradas disputas nas fileiras dos ASD atualmente); etc. Teremos máximo prazer em for- necer publicações sobre os referidos temas.


  1. História — Não se pode negar que a apresentação da mensa- gem da justiça de Cristo em 1888 marcou o início de um movimento reformatório entre o povo adventista. Cremos sinceramente que este Movimento de Reforma surgiu como resultado daquele pequeno começo.

Conforme o próprio título deste livro sugere, discutiremos aqui a origem, as primeiras experiências e o desenvolvimento do profeti- zado movimento reformatório.


Os Editores.

Recursos disponíveis

Voltar ao livro

Voltar ao livro

Retorne para a seleção de capítulos ou navegue por outros livros bíblicos.

Retorne para a seleção de capítulos ou navegue por outros livros bíblicos.

Retorne para a seleção de capítulos ou navegue por outros livros bíblicos.

Voltar ao Livro

Capítulos

Anterior

Próximo

Copiar texto

Compartilhar

Facebook

WhatsApp

Twitter

Comentários

Ver todos

Adicionar

Ajuda

Conectando fé e conhecimento

em cada página.

© 2025. All rights reserved. Cibalde Estudio

@somostodosconectados

Conectando fé e conhecimento

em cada página.

© 2025. All rights reserved. Cibalde Estudio

@somostodosconectados

Conectando fé e conhecimento

em cada página.

© 2025. All rights reserved. Cibalde Estudio

@somostodosconectados